quarta-feira, 17 de junho de 2009

impressões mais marcantes...

Após as leituras e os comentários, quais foram as impressões mais marcantes do Realismo?
Qual é a relação dele com o Romantismo e com o contexto de época?
O que há na escrita de Machado de Assim que o diferencia e o destaca no cenário do Realismo Nacional?

79 comentários:

Luís Fernando - Meca 2 Ano - Sala 1 disse...

As impressões foram que o Realismo saiu daquele meio amoroso que se tinha o homem apaixonado pela mulher e sempre no fim da história tudo se acaba bem. Com o Realismo, os autores começavam a passar nos textos a realidade como ela é cheia de problemas, de erros.
O que diferenciava em Machado de Assis era a capacidade de desenvolver obras que podiam se entender de várias formas como, por exemplo, a Missa do Galo.

Unknown disse...

O realismo deixou uma série de impressões, mas as mais marcantes são a ironia em relação ao comportamento humano, a crítica para mostrar a realidade, o descritivismo objetivo tentando mostrar o mundo como ele é, descrições psicológicas dos personagens e a exatidão para descrever e localizar o espaço e o tempo algo muito importante para entender a descrição narrada pelo autor da obra realista.
Tanto o romantismo como o realismo são movimentos de oposição cultural eles expressam um desacordo profundo entre literatura e sociedade, só que os dois fazem essa oposição de forma diferente enquanto os romancistas viam de forma positiva por causa do ideário da Revolução francesa, os realistas viam de forma mais pessimistas muitas vezes por causa da contradição desse ideário para com a realidade, um exemplo dessa contradição são as condições de vida após a revolução industrial em oposição ao ideário burguês de liberdade, igualdade e fraternidade.
Um autor que pode ser citado a respeito desses temas de realismo e romantismo é Machado de Assis, pois o autor já escreveu obras dos dois estilos, mas o que garantiu o seu sucesso e sobreposição sobre os demais autores foi a relação que ele conseguia manter entre a obra e o leitor principalmente na sua fase realista, pois seus textos deixavam que os leitores tirassem suas próprias conclusões e também a linha de características psicológicas que ele conseguia dar aos personagens de sua obra criando uma relação entre os personagens e os leitores pela aproximação de características psicológicas entre eles.

Jônatas, Mecatrônica 2

Unknown disse...

As impressoes mais marcantes no realismo foram: o olhar no futuro, a fé na ciência, no progresso,os ideais republicanos e socialistas e principalmente uma ideia que ia contra o romantismo.
Uma relacao entre o romantismo e o realismo é que os dois estilos empregam as caracteristicas marcantes da mulher, um ser angelical e adorado (romantismo) ou um ser infiel e futil(realismo).
O que fazia Machado de Assis se diferenciar e se destacar dos demais autores realistas, era o fato de que ele conseguia no desenrolar de sua historia estabelacer uma relacao entre o leitor e a obra, deixando a pessoa mais empolgada e se apaixonando por obras daquele tipo.
Machado de Assis produziu obras literarias tanto do Romantismo quanto do Realismo.

camila disse...

Foi na segunda metade do século XIX, em meio a um período de intensa atividade filosófica e científica, que surgiu o Realismo para expressar uma nova forma de abordar a realidade, de uma maneira mais crítica, objetiva e participante, em oposição aos valores postos pelo Romantismo.
Inúmeras correntes científicas visavam explicar os fenômenos sociais, naturais e psicológicos a partir de teorias materialistas, que não deixaram de repercutir na arte e na literatura. Os escritores realistas intentavam retratar a realidade de uma forma nunca antes mostrada, com a fidelidade e a objetividade necessárias à revelação da sua totalidade, afastando-se a visão subjetivista e parcial, típica do Romantismo. No lugar dos heróis românticos, surgem pessoas comuns, analisadas e criticadas em suas falhas e limitações, sem idealizações.
No Brasil, a obra Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, é tida como o marco inaugural do Realismo, Entretanto, o surgimento do olhar realista sobre os fatos não ocorreu da noite para o dia: é possível notar, mesmo ainda no próprio Romantismo, nos escritores da última geração do movimento, traços como a objetividade descritiva, a denúncia social e uma abordagem menos idealizada da realidade, que denotavam a gesta de uma nova visão de mundo. no Brasil, foi na elegância da prosa crítica de Machado de Assis que o movimento encontrou o seu maior expoente. A partir de uma vasta obra composta por contos, poesias, romances, crônicas, ensaios e peças teatrais, Machado de Assis marcou a história da literatura nacional com um estilo refinado voltado à crítica da sociedade fútil e das dissimulações, deflagrando as fraquezas humanas sem furtar-se ao uso do ironia para envolver o leitor pela realidade retratada. Em sua variada produção, destacam-se as obras do romancista e do contista, que revelam toda a técnica da sua composição, bem como a maneira peculiar de articular dos temas e a analisar de maneira ferina e perspicaz o comportamento humano.

Matheus Ferreira disse...

O realismo como o próprio nome diz trouxe a realidade para a literatura e desfez as ilusões deixadas pelo romantismo mostrando os problemas da sociedade.Machado de Assis se destacava devido a articulação dos temas com análise do caráter e do comportamento humano e também por se entregar completamente a sua vocação ficcionista e a literatura em geral.

Joao Paulo Ele 2 disse...

As impressões marcantes do realismo são relacionadas ao fato de o mesmo ser um estilo criado pra interagir de forma critica à outro o Romantismo.
São estilos literarios de um contexto em que se encontram diferente sendo que o Romantismo acontece principalmente na época em que a burguesia precisava se firmar como classe e o Realismo quando a mesma se encontrava consolidada e como classe dominante.
O Realismo surgiu para mostrar que nem tudo era como no Romantismo e que nem mesmo os relacionamentos burgueses terminavam sempre com final feliz.
Machado de Assis um importante escritor da época do Realismo que até hoje se encontra entre os principais escritores brasileiros possuia uma incrivel facilidade em trabalhar com a mente do leitor e o mesmo em certos momentos deixa-nos a impressão de estar conversando com os leitores. Possuia ainda uma escrita baseada na sugestão e não na descrissão do fato e como no conto Missa do Galo sugere as veses o que nem acontece no decorrer da historia.

João Paulo disse...

CEFET: 2º ELE 1
As impressões mais marcantes do Realismo foram as formas de como criticavam a sociedade na época (através de ironias, por exemplo). As áreas que exploravam, não importavam quais, para “abrir os olhos” da sociedade na época. Sua relação com o Romantismo era de oposição. O Romantismo vivia num mundo de sonhos; e o realismo no mundo real. Queria provar àquela população que a vida não era do modo como o Romantismo afirmava. Machado de Assis se diferencia do Realismo porque ele não afirma nada em suas palavras, cabe a nós interpretá-las do jeito que quisermos.

Maria Alice- 2ºano Eletro 1 disse...

O Realismo caracterizou-se pela fidelidade à realidade, descrevendo-a de modo imparcial, linguagem simples e precisa, descrição detalhista, foco narrativo em sem próprio tempo e espaço.
O Realismo foi muito influenciado pelas correntes de pensamento existentes na época como o materialismo, o positivismo, o darwinismo e preocupações com as questões sociais, por isso os textos realistas se contrapunham com os românticos.
Em quanto no romantismo havia sentimentalismo, subjetivismo, idealização dos personagens e uma proximidade emocional entre com temas, no realismo havia objetividade, personagens eram retratados em sua totalidade, tinham um distanciamento racional entre o autor e seus temas, descrevendo-os de maneira imparcial.
Machado de Assis é um dos maiores autores da língua portuguesa, isso de deve ao fato de como seus textos eram escritos ele usava um “tom próximo ao coloquial, mas com certo requinte, impactante e provocante”, em seus textos o autor se revela “como um mestre da observação psicológica”, e faz com que seus personagens pensem e não só atuem.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Júlio César disse...

As impressões mais marcantes do Realismo são das abordagens, objetividades da realidade e pelo interesse por temas sociais. A sua ideologia faz com que muitas vezes as formas e as situações de fatos descritos sejam exagerados, para reforçar a denúncia ou um artigo social. Nas obras de arte os autores buscam privilegiar cenas cotidianas de grupos sociais menos favorecidos. O tipo de composição e o uso das cores criam telas pesadas e tristes.
A relação que o Realismo tem com o Romantismo são poucas, pois ambos os estilos literários apresentam o sofrimento ou alegria amorosa, o privilégio pela religiosidade cristã, e comentam sobre temas nacionais. Fora isso, o Realismo representa uma reação ao subjetivismo do Romantismo, pois o mesmo tem como forte característica o objetivismo. Machado de Assis se destaca no Realismo Nacional, pois em suas obras retratava a realidade de maneira bem objetiva. O autor além de documentar a realidade, ele busca compreendê-la.
Júlio César
2° Eletrotécnica 2
CEFET/CT- Vespasiano

caio 2° ele 1 disse...

O realismo aparece no seculo XIX como oposição ao romantismo, pois no romantismo era expressada uma forma de ver a vida como um sonho, onde tudo era perfeito, e as personagens que se amavam sempre ficavam juntas no final, então o realismo veio para mostrar a população a verdadeira realidade vivida pelas pessoas daquela época,onde havia muita traição e insatisfação no casamento e as pessoas nao ficavam juntas por que se amavam, mas sim porque eram "obrigadas" de certa a se casarem.

Lorena Santos disse...

As impressões mais marcantes são o objetivismo e a forma como eles falam da mulher idealizada, mostrando seus defeitos. A relação do Realismo e Romantismo são privilégios pela religião cristã e também o Realismo se opõe ao subjetivismo do Romantismo. Machado de Assis mostra essas características de maneira peculiar e única.
Lorena Santos
2° Eletrotécnica 2

DFabris disse...

Douglas Fabris Barbosa
2º ANO;
Mecatrônica I
-----------------------------------
O realismo, rompeu com a característica que havia em o homem observar e produzir sobre o meio externo que o cercava, fazendo com que ele olhasse para seu interior e trabalhasse a partir disto, considerando todos os seus defeitos (considerando-o Homo Sapiens Sapiens.

Diferentemente do Romantismo (repleto de idealizações), o Realismo (propriamente dito) expõem características, tempos e acontecimentos, mais reais mais condizentes com a sociedade e com o próprio homem.

Machado de Assis apresentava um estilo severo e enxuto, sem prejudicar a espontaneidade da narrativa. Sua capacidade de formar uma análise psicológica de seus personagens tão verossimilhante ao leitor fazia com que este se sentisse entrelaçado pela obra e isto era um dos seus grandes diferenciais. Além de utilizar elementos como, deixar o leitor seguir com suas conclusões próprias retiradas dos textos.

Unknown disse...

2ºano Eletro 1
O Realismo tinha como carcterística marcante destacar o homem e sua vida como um todo usando uma linguagem formal e precisa, mostrando as facetas de casa personagem, o cotidiano, o casamento forçado e cheio de mentiras que levava à traições e à falsidade, a humilhação do ser humano diante de seus superiores. Os objetivos do Realismo eram o de criticar a realidade principalmente com os acontecimentos da segunda metade do século XIX, que, envolvia um contexto sociopolítico e era influênciado pelas correntes de pensamentos que juntamente com o Romantismo poderia criar a fantasia de um mundo novo. Machado de Assis foi um dos grandes escritores da época que se sobressai como contista e romancista pois sua grande preocupação era na composição de sua obras, na articulação dos temas e na análise do comportamento humano colocando na maioria de suas obras o próprio personagem como narrador, interferindo na história e incitando o leitor a ter um pensamento que ele própio (narrador)não expõe.

Unknown disse...

As impressões mais marcantes que eu achei do realismo, é que ele retrata a realidade com suas imperfeições, e isso é feito através de uma linguagem simples e objetivas que se utiliza de ironias para fazer criticas as pessoas e a sociedade.
Pode-se dizer que o realismo nasceu da necessidade do homem fazer uma critica a burguesia que havia implantado o romantismo, o mesmo se refere à vida real como se fosse um sonho um mundo vivido através da emoção, o mesmo não acontece no realismo (pois se trata da realidade com suas imagens em qualquer dimensão que a mesma possua).
Machado de Assis se destaca no realismo por suas obras apresentarem uma linguagem fácil e objetiva, que permite que qualquer pessoa que lê uma de suas obras a entenda, e o mesmo escreve sem afirmar acontecimentos, mais induz o seu leitor a pensar que foram concretizados, e os seus personagens não apenas atua mais pensam e agem,como por exemplo sua obra a cartomante,Dom Casmurro e o texto Missa do Galo.

Unknown disse...

O Realismo é composto de várias características que deixam impressões marcantes, tais como a “aposentadoria” da figura da mulher como sendo ingênua e frágil, e a partir daí a mesma começa a conquistar seu espaço na sociedade sendo vista como pessoa comum, “normal”.
A meu ver, o Realismo, quando comparado ao Romantismo, é mais fácil de ser entendido e interpretado, pois trata de uma realidade com a qual estamos acostumados a conviver. Na mesma e no Realismo estão presentes temas como infidelidade e o casamento “composto de aparências”, temas esses interessantes e polêmicos. Já o Romantismo é mais idealizado (imaginário) no qual “foge” da nossa realidade, ficando mais complicado o entendimento.
A relação do Realismo e do Romantismo com o contexto histórico é que cada um surgiu com a necessidade de expressão dos sentimentos e das novas idéias. O Romantismo surgiu para expressar os anseios da burguesia que tinha acabado de chegar ao poder na França, apresentando traços individualistas e o cotidiano do homem burguês do séc.XIX. Já o Realismo surge com a necessidade de explicar fenômenos sociais, criticar, analisar e descrever a realidade da época, do jeito que ela realmente é. E deixa o tema em aberto para o leitor tirar suas próprias conclusões, como, por exemplo, a famosa pergunta: “Capitu traiu ou não Bentinho?”, isso só você, leitor, pode concluir.
Um dos maiores escritores do Realismo foi Machado de Assis. As suas obras são diferenciadas, pois ele se “preocupa não só com a expressão e com a técnica de composição, mas também com a articulação dos temas” e com a analise do caráter e do comportamento humano. Além de “se revelar um gênio na análise psicológica de personagens”. Suas obras são consideradas inovadoras, que permanecem viva e atual, gerando polêmicas.

Paloma - 2° Eletro 2 - Cefet-MG/Ct-Vespasiano

Abraços ai gente

Unknown disse...

Com a chegada do realismo na literatura os romances começaram a mostrar um outro lado, em que não era comum no romantismo, o cotidiano massacrante, do amor adúltero, da falsidade e do egoísmo humano, da impotência do homem comum diante dos poderosos. E a crítica que mostrava toda essa realidade omitida pelo romantismo.
Uma relação entre o romantismo e o realismo seria o fato dos dois enfatizarem a mulher e o amor do homem. O romantismo de uma forma mais indireta, idealizando a mulher, vendo-a como uma figura pura e angelical, praticamente intocável, um mundo cheio de fantasias. Já no realismo a mulher era retratada como um objeto de prazer/adultério, era tudo mais claro e objetivo, sendo descrita como um ser que mente, trai, e seduz.
Machado de Assis se diferenciava dos demais autores pois, deu grande destaque na literatura nacional temas antes não expostos como: a natureza feminina; utiliza-se de ironias refinadas para criticar e abusa da narração em primeira pessoa para criar certo humor, parecia criar um vínculo com o leitor deixando a história mais real.

Thainã Mecatrônica 2

Unknown disse...

As impressões mais marcantes do realismo se voltam para a forma como o mesmo procura retratar a realidade (explicitamente), utilizando ironias,criticas,entre outros meios para despertar o interesse e sobretudo incentivar uma possível modificação do modo de pensar e agir das pessoas em relação ao romantismo , já que se apresentavam em oposição. O romantismo se baseava na emoção e o realismo na razão, então era preciso modificar este pensamento. Machado de Assis se destaca no cenário do realismo nacional porque o mesmo em suas obras faz com que seus personagens assim como leitores pensem e atuem de forma harmônica.
Lorrayne Pacheco Cassimiro
CEFET-MG/CET VESPASIANO
2ºEletrotécnica I

Samuel Viana - Mecatrônica 2 disse...

A característica primordial do Realismo foi a preocupação em descrever a vida real, de modo que todas as carecterísticas viessem à tona, idéias que batiam de frente com as do Romantismo, movimento que visava mostrar somente as coisas boas e finais felizes. O surgimento do Realismo serviu para demonstrar a população que o mundo não era apenas "conto de fadas", mas sim a alternância entre bons e maus momentos.
Machado de Assis foi um escritor Realista. Um dos seus diferenciais era a interação com o leitor. Em determinados momentos, ele se dirigia diretamente ao leitor, fato incomum nas obras da época. Outra característica, era que ele fazia seus personagens pensarem, e não só atuarem.

Matheus Xavier disse...

O realismo surge para se contrapor ao romantismo, e tem como pricipal objetivo revelar como era a vida naquele tempo.
A relaçaõ do romantismo com o realismo, é a mulher, no romantismo usada como um símbolo de pureza já no realismo mostrando que é um ser impuro e insignificante.
Machado de Assis se destaca dos demais, pela sua capacidade de escrita incrível, ele não coloca em seus livros a sua concepção, mas faz o leitor entender e interpretar de sua própria forma.

Matheus Henrique Lopes Xavier

Unknown disse...

CEFET: 2 eletro1
A caracterização do realismo em meu ponto de vista, deve-se ao uso da linguagem simples mas direta usada para fazer críticas, "busca de liberdade de expressão" e etc. Em relação ao contexto histórico, a necessidade das críticas e do expressionismo não poderiam ser adotadas pelo estilo literário romântico, que expressava os anseios da burguesia e se baseava em idealizações, por isso a importância do surgimento do estilo realista. O estilo realista, não se baseava em sonhos, imaginações e criações como visto no romântico, mas sim em realidades, fatos e acontecimentos principalmente relativos a sociedade da época. Machado de assis, com suas obras que apresentam linguagem fácil e objetiva, consegue acatar os gostos de muitos leitores se tornando um dos maiores escritores da literatura brasileira. Apartir de uma leitura feita no livro A Cartomante, percebi a presença dessa linguagem natural e espontânea.

Apenas um servo. disse...

Na segunda metade do século XIX surge o realismo, que pode ser visto como uma reação ao subjetivismo do pensamento romântico. Acontece a transição de uma fase para a outra (romantismo-realismo). Bem mais centrado na situação social e nos conflitos humanos.
Nessa época literatura deixa de ser apenas distração e torna-se veículo de crítica às instituições, como a igreja, por exemplo. A escravidão, os preconceitos raciais e sociais, são os temas marcantes nessa fase. Uma das obras mais importantes dessa fase é “Memórias póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis, que faz uma análise crítica à sociedade da época, abusando da ironia como estilo de linguagem. O escritor Machado de Assis faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, defeitos e qualidades.

Unknown disse...

O realismo se opõe ao Romantismo porque ele não trata apenas da exaltação do amor, das musas inacessíveis. Agora, o realismo passa a falar do meio urbano e/ou da sociedade e de uma forma micro (das pessoas individualmente) e macro (da sociedade em geral, analisando cada elemento). Uma característica do realismo é o seu poder de crítica que faltou ao romantismo, porque ironicamente um autor poderia criticar alguma coisa ou alguém indiretamente, ao invés de apenas usar a emoção (o que acontece no romantismo). A partir de agora, com o fim do romantismo e princípio do realismo, a razão se tornará predominante.
Nas obras de Machado de Assis, os acontecimentos são narrados sem precipitação, as personagens têm comportamento imprevisto, as narrativas seguem uma ordem, ou seja, uma preocupação com os acontecimento, em que o leitor imagina fatos que o autor cita e esses fatos não são explícitos na obra. Suas personagens são descritas com mais detalhes, relatando seu comportamento, fazendo uma critica social, usando por meio de uma ironia o cotidiano das pessoas, como adultério ou exploração. Em especial a mulher, ela esta presente nas obras de Machado, pois são pessoas dominadoras, já que não possuem mais a fragilidade da mulher romântica, nem são fortes e nem cumpriram o destino de amar já que agora entra a questão do adultério. Elas agora, passam ser mulheres fatais, sedutoras e atraentes, infiéis e que darão a vida a outro tipo de amor (o desejo).

Gustavo Henrique
2° Eletro 1

Radio GrOoVe disse...

oUm dos fatos mais marcantes do realismo foi que, ele trouxe uma realidade completamente diferente da que o romantismo tinha deixado quando foi substituido. O Realismo porporcionou principalmente aos autores um meio mais fácil de expressarem a realidade da vida, coisa que não acontecia no Romantismo.
O autor Machado de Assis tinha um modo diferenciado de escrever seus textos, ele buscava através dos mesmos fazer com que os leitores tivessem varias interpretações dos seus textos que eram feitos com uam idéia principal, mas que sempre deixavam no ar outros tipos de interpretação por meio dos leitores.

Pedro Jesus disse...

No romantismo as mulheres viviam pelo amor e para amar, e tudo era escrito como um paraíso. No realismo esta imagem cai por terra e nos é descrita o que realmente acontece, o que as pessoas realmente fazem e vemos que é tudo diferente se comparado ao romantismo.
Machado de Assis foi um desses escritores que mostrou essa verdade para todos, em seus contos e romances. O que diferenciava ele dos demais era:
->Machado tinha para escrever era que ele dialoga com o leitor;
->Faz seus personagens pensarem em muitos de seus contos ele descreve o que seus personagens pensam, descrevendo os diálogos internos... Se não me engano vi isso no conto “A carteira”, que foi lido e estudado na aula de redação.
Fontes: Machado de Assis, leitor e crítico de teatro )

Unknown disse...

Yuri Luís
Cefet/ CT Vespasiano

No realismo a relação entre homem e a mulher deixou de ser aquela onde tudo era ideal, bonito e com um final feliz. Com o tempo, essa relação começou a apresentar dificuldades em decorrência da convivência e adaptação as diferenças. De acordo com o contexto social da época do romantismo, a mulher ficava dentro de casa, sem direitos e submissa ao marido. O homem se impunha no ambiente doméstico. Já no realismo a mulher passsou a expor suas vontades diante dos maridos.Ela passou a satisfazer seus desejos físicos e profanos. Machado de Assis tem uma capacidade relevante de analisar os aspectos psicológicos do homem enquanto ser social e indivíduo. Tal análise é feita por meio de personagens emocionalmente complexas.

mariana pacheco disse...

O que o realismo tem de mais marcante é a forma de retratar a sociedade brasileira com todas as suas mazelas, impurezas , hipocrisia e preconceitos.Se diferenciando do romantismo que não possui um olhar crítico perante a sociedade, e sim idealizador.

Machado de Assis no cenário do realismo nacional se destaca em suas obras, pelo fato de instigar, sugerir o leitor para que faça suas próprias conclusões e críticas, sem que ele necessite de ser detalhista ao longo do texto.

Luma disse...

As impressões mais marcantes do realismo foi que o movimento trouxe a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano, como a critica a sociedade e a explicitação dos problemas sociais, deixando de lado as visões subjetivas e emotivas da realidade mostrada pelo romantismo, acabando com a idealização e a visão destorcida das pessoas e do mundo. Um dos autores mais conhecido por suas obras realistas e considerado um dos maiores escritores brasileiros é Machado Assis, que se destaca por criar uma relação com leitor em suas obras e através de uma análise do caráter e do comportamento humano mostra quem a lê as ações que eles próprios têm e pensam através das ações tomadas pelos personagens ou da própria conversação que ele estabelece com o leitor. E também em vez de afirma ou concluir ele apenas sugere para que o leitor tire suas próprias conclusões dos textos.
Luma - ele 2

Nayara disse...

O mais interessante na leitura de obras do realismo foi ver que houve várias modificações sobre a descrição da realidade. Ao contrário do Romantismo, o Realismo possui linguagem culta e direta, predomina o objetivismo, o amor e outros sentimentos são subordinados aos interesses sociais, o herói é problemático e cheio de fraquezas e as descrições tentam captar o real como ele é. Existe essa contradição entre os movimentos artísticos porque o primeiro representou as ânsias da burguesia, que por sinal tinha conquistado o poder da França, já o segundo se dá no meio das conturbações sociais produzidas por movimentos de origem popular.
Na escrita de Machado de Assis podemos notar uma análise do caráter e do comportamento humano, o que faz nos identificarmos com várias características psicológicas de seus personagens. Algo que também é muito interessante em Machado é a sua conversa constante com nós leitores, em suas obras ele dá sugestão para o leitor pensar o que realmente aconteceu, mas ele mesmo não conta. Apartir dessas particularidades a escrita de Machado de Assis foi diferenciada e destacada no realismo nacional.

Jean Loscha disse...

As impressões marcantes do realismo são que no lugar do egocentrismo romântico um enorme interesse de descrever, analisar e até criticar a realidade. Essas criticas aos valores e as instituições decadentes sendo bastante objetivas com intuito de procurem apontarem suas falhas como forma de estimular a mudança das instituições e comportamentos humanos, não simplesmente fugindo da realidade como no romantismo. Em lugar dos heróis tem pessoas comuns, cheias de problemas e limitações como qualquer um de nós, também a mulher não mais vista de forma subjetiva, sendo mostrados defeitos e qualidades, não tratada mais como ingênua e intocável, mais como uma dissimulada, tratada como objeto de prazer e adultério.

Em seu contexto histórico no momento que sai o romantismo e entra o realismo, meados do sec. XIX a Europa esta presenciando a revolução industrial pela Inglaterra, a burguesia alcança o poder na frança com a revolução francesa, e as idéias iluministas para um governo democrático, eleito pelo povo, de igualdade e justiça social, direitos humanos e liberdade, assim a alteração no quadro social e cultural exigia dos escritores outra forma de abordar a realidade, menos idealizada do que a romântica e mais objetiva, critica e participante.

Machado de Assis foi um poeta e dramaturgo, alem de critico e um dos fundadores da academia brasileira de letras é considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, onde viveu duas fases, a fase romântica e a fase realista. Em suas obras na fase realista Machado de Assis ele abre espaços para as questões psicológicas dos personagens, faz uma análise profunda e realista do ser humano, destacando suas vontades, necessidades, hábitos, pensamentos, defeitos e qualidades, sendo suas descrições bem objetivas e precisas. Assim podemos destacar as seguintes obras com algumas dessas caracteristicas: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1892), Dom Casmurro (1900) e Memorial de Aires (1908).

Jean - ele 1
Abrassss

Unknown disse...

Podemos dizer que as impressões mais marcantes do realismo são o apego à objetividade, predomínio da razão, materialismo (onde a relação com Deus é negada), a abolição do final feliz, onde entra o descritivismo objetivo,
O amor e o casamento, os quais eram elementos de felicidade no Romantismo, transformaram-se em convenções sociais de aparência.
Um autor que se destacou nacionalmente em suas obras realistas foi Machado de Assis, isto se deve ao fato da maneira como seus textos eram escritos, na qual percebia-se a relação autor-leitor, onde o autor não escondia que suas obras eram feitas para que alguem lesse, também percebe-se que em suas obras, Machado de Assis permite que o leitor tire suas próprias conclusões sobre o que está lendo. Os personagens deste autor não só atuam como também pensam, utilizam da razão para realizar seus atos, o que caracteriza bem o realismo.
Vlw gente!

Juliana Lima disse...

As impressões mais marcantes do Realismo são: o interesse em retratar o homem e a sociedade em conjunto, com todos os seus conflitos e diferenças; a preocupação em revelar o cotidiano massacrante, o amor adúltero, a falsidade e o egoísmo humano; a razão e a ciência sendo colocadas como alicerce principal para retratar com fidelidade a vida e as críticas a objetividade nas obras.
O Realismo surgiu como uma forma de “quebrar” todos aqueles princípios românticos de amor platônico, imagens fantasiosas da realidade, valorização excessiva dos sentimentos e etc., e veio como uma forma de documentar e denunciar a realidade social, retratando as relações humanas baseadas nos interesses.
Em sua escrita Machado de Assis, tem o poder de caracterizar fortemente seus personagens, tanto fisicamente como psicologicamente, dando-lhes personalidades fortes e marcantes. Esta forma de descrever e quase que analisar a alma humana é o que o destaca no cenário do Realismo Nacional.

Juliana Meca II

VINICIUS FARIA DUARTE 2º MECA1 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
VINICIUS FARIA DUARTE 2º MECA1 disse...

O Realismo se caracteriza por adotar uma visão racional das coisas, que deve ser expressa numa linguagem simples, objetiva, sem os pensamentos exagerados do Romantismo. A metodologia realista parece orientada por uma grande preocupação: corrigir os desvios da sociedade a partir da análise dos fatos e dos homens. A observação deveria ocupar, assim, o lugar que no Romantismo era ocupado pela imaginação.

Machado de Assis se destaca no Realismo Nacional, pois em suas obras falava da realidade de maneira bem prática. O autor além de documentar a realidade, ele sempre buscava explicá-la. Assis tem uma característica muito importante, que é a de conversar com o leitor, deixando o mesmo envolvido no livro, como por exemplo, no livro Dom Casmurro.

Vinícus Faria Duarte 2º meca1

Unknown disse...

Impressões foi o descritivismo compatível e veraz que tinha a intenção de mostrar como era a realidade da época, e através desse fazia-se críticas à sociedade com a intenção de reforma-la, como no livro “Um sargento de milícias” onde o autor crítica os modos de agir de um padre. A universalização dos temas, ou seja, ocorre em qualquer hora e em qualquer lugar.
O romantismo encontra-se em um momento em que a burguesia necessitava de ser firmar como uma classe. Já o realismo a mesma já era uma classe dominante, e intenção do movimento literário realista era de criticar para que se pudesse mudar essa realidade, mostrando que nem sempre havia um final feliz como no romantismo burguês.
Machado de Assis é escritor que se destacou pela primorosidade de suas obras, onde a principal característica que o diferencia é poder de fazer os personagens e os leitores pensarem com o livro, dando a impressão que o autor conversa com o leitor, sem o fazer diretamente. Tornando-se uma escrita sugestiva e não descritiva como de muitos outros autores de sua época.

Unknown disse...

No Romantismo a mulher era idealizada de forma exagerada. Ela possuía uma aparência angelical, era pura, virgem e frágil.
A mulher apresentada no Realismo também é idealizada, porém não é submissa. Ela não é inocente e tem prazeres. Neste movimento literário, a mulher pode ser apresentada como prostituta ou adúltera.
Como o Realismo é uma reação contra o Romantismo, uma das caracteristicas marcantes é mostrar a mulher em uma visão real.


Considerado o maior escritor em prosa da literatura brasileira, Machado de Assis , faz em suas obras uma análise psicológica dos seus personagens, o narrador "conversa" com o leitor, expondo suas críticas e autor sempre deixa o leitor fazer suas interpretações.

Paulo Henrique disse...

As características mais marcantes do realismo e o egocentrismo, preocupação na discrição critica das realidades, descrição da sociedade de forma objetiva sem distorção, mostravam falhas nas sociedades para estimular a mudança, os heróis eram pessoas comum, observavam a natureza humana. Com a preocupação do estudo da sociedade, surge a teoria do determinismo, “As coisas já estão determinadas pelo sistema”, ou seja, não tem como criar a realidade. O Machado de Assis, destaca-se dos demais, pois usa “pisicologia”, para conseguir “chegar” no interior, na alma humana. Assim os seus textos tem o sentido de quem os interpretam.

Unknown disse...

As características principais do Realismo são, entre elas, o interesse por temas sociais, abordagem da realidade, é quebrada a relação homem-mulher vivida no realismo, passam a ocorrer brigas e traições. Demonstrando as deformidades da sociedade.
Os autores realistas deixam de escrever para a nobreza e passam a escrever para a burguesia, que estava em constante crescimento devido à revolução industrial. Durante esse período, a burguesia torna-se mais rica e passa a comandar o cenário social vivido na época.
Durante a leitura de obras realistas, percebe-se que uma típica família realista tem-se o marido, que trabalhava demasiadamente na indústria e traía a mulher, a amante, que servia apenas para satisfazer o homem, sem caráter social com o resto da família. Nota-se também a esposa, mulher que podia ou não trabalhar na indústria ou ser dona de casa, e está tolerava as traições do marido. E por ultimo os filhos, que as vezes trabalhavam.
Nas obras nota-se o envolvimento das pessoas com álcool, fato que pode ser explicado pelas longas jornadas de trabalho, podendo ter até cerca de 14 horas/dia.
Um grande autor que contribuiu para o sucesso do realismo foi o Machado de Assis, este, com grande obras, escreveu obras dos de dois estilos de época: o Romantismo e o Realismo. Pode ser observado no Machado de Assis um interesse universal de suas produções, com obras renomadas como Iaiá Garcia, A Mão e a Luva, Helena e Ressurreição representando o Romantismo. Outras obras que podemos observar, mas de caráter realista são Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Dom Casmurro e Memorial de Aires.
Ao todo, Machado de Assis publicou mais de 200 contos, alguns famosos como O Alienista, Missa do Galo, Noite de Almirante, O espelho, A Cartomante. Contos que, junto com suas outras publicações o tornou um dos poucos escritores brasileiros com projeção internacional. Machado de Assis foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, em que foi aclamado presidente perpétuo.

Fausto Avellar
2 meca 2

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Artur, Mecatrônica 2
----------------------------------

As impressões que o realismo deixou foi que ele sempre buscava a realidade, como o próprio nome diz. Na literatura ele descrevia para o leitor o cotidiano do homem, a mulher deixava de ser idealizada, ocorrência de adultérios, dentre outras características.
No romantismo se mostrava a "face sonhadora e idealizada da vida". Por isso o sucesso do realismo, pois houve uma reação contra as suas falsas idealizações da paixão amorosa.
Machado de Assis se destaca dos demais escritores por ter escrito tanto no estilo romancista, quanto no estilo realista. Em suas obras utiliza narração em primeira pessoa para criar certo humor, com metalinguagem conversando com o leitor. Pode ser citada como a primeira obra realista no Brasil "Memória Póstumas de Brás Cubas".

Unknown disse...

As impressões mais marcantes do realismo são:
Assuntos que geram impactos na sociedade, como, o homossexualismo, incesto, adultério, racismo, prostituição entre outros;
A grande presença do materialismo;
A presença da razão.

A principal diferença entre o Realismo e o Romantismo é a distinção entre as linhas de pensamento, uma vez que o Romantismo adota a emoção envolvida nos fatos para retratar a história e o Realismo procura iluminar o lado racional envolvido nas ações.

Machado de Assis tem um modo de presentificar os acontecimentos trazendo o leitor para dentro da cena e, por exemplo na obra Dom Casmurro, que deixa fatos subentendidos para que o leitor faça sua própria análise e chegue a suas próprias conclusões sobre os fatos.

Unknown disse...

Alex Azevedo; 2º mecatrônica 2

O Realismo ficou marcado principalmente por ser a oposição ao Romantismo. Ele surge em meados do século XIX quando o Romantismo começa a sofrer criticas e a ciência começa a avançar cada vez mais. O Realismo deixa de lado a ideia utópica e passa a valorizar a realidade, agir pelo racional ao invés do emocional. Os autores realistas descrevem o mundo como ele é de forma muito objetiva.
Machado de Assis se difere dos outros escritores da época porque apesar de ter escrito no Romantismo também escreveu no realismo. A principal caracteristica que o difere dos outros autores é a proximidade que suas obras tem com o leitor, elas permitem ao leitor tirar suas próprias conclusões sobre os personagens ja que os mesmos tem caracteristicas psicologicas bem próximas dos próprios leitores.

Anônimo disse...

Leonardo Junior 2ºMeca I

No momento em que surgiu o realismo aconteciam as lutas sociais pelo mundo e o Brasil assistia a extinção do tráfico negreiro acelerando a decadência da economia açucareira na nação, consequentemente o país tem sua primeira crise após a independência.
O movimento relista surge em meio a esses acontecimentos se opondo ao romantismo, em busca de retratar a realidade dos homens ao invés de alimentar utopias. Como características deste movimento destaca-se a realidade, a razão, a ciência e como o romantismo era um movimento burguês as obras realistas têm objetos de ação contra o capitalismo apresentando também um grande respeito pelas ciências exatas, experimentais e pelo progresso técnico. O homem neste cenário é relatado de maneira verossímil, seu cotidiano massacrante está amplamente presente nas obras assim como a impotência de alguns diante dos poderosos.
Um importante autor surge nesse meio, Machado de Assis, no começo suas obras tendiam para o romantismo, mas na segunda fase ja se convertem totalmente para o realismo. Machado de Assis é considerado um dos maiores escritores do mundo devido ao seu estilo deiferenciado na escrita, iniciando o realismo no Brasil com a publicação da obra, Memórias póstumas de Bras Cubas, ele tem um tom que se aproxima do coloquial, mas consegue manter um certo requinte, impactante e provocante.

MC disse...

A partir do século XIX, a situação cultural européia começa a apresentar certas características que vão fornecer novos meios para a análise do homem e da sociedade. O ambiente social apresenta significativas mudanças, as quais refletem no estilo de vida, nas artes e na literatura. As novas idéias cientificas e filosóficas fazem com que os artistas da época empenhem-se a demonstrar a realidade fielmente. Ironias em relação ao comportamento humano, críticas da realidade, fidelidade à descrição dos fatos, objetividade, egocentrismo, vivencias no meio urbano e o predomínio da razão sobre a emoção são as características mais marcantes do novo estilo literário, o realismo. Perde-se o “medo” de apontar falhas e defeitos da sociedade, representando assim, um apelo para mudanças.
O romantismo e o realismo se relacionam como movimentos de oposição cultural do mundo pessoal. No romantismo ocorre um sentimento de insatisfação com a realidade exterior, provocando desejo de reformas sociais e lutas pela igualdade e liberdade, a fuga da realidade. Já o realismo, tende a mostrar a realidade de forma objetiva e pessimista, visando a realidade dos acontecimentos externos.
Um brilhante destaque da literatura realista é o autor Machado de Assis. Utilizando as mais fantásticas técnicas, o mestre das ironias consegue manipular seus leitores, escrevendo de uma forma provocante e inteligente, cujo desfecho das leituras pode ser entendido de acordo com a análise e reflexão de cada um. A forma de mostrar a realidade com humor e sarcasmo além da manipulação das palavras, fazem de Machado de Assis o mais brilhante escritor realista brasileiro.

MC disse...

A partir do século XIX, a situação cultural européia começa a apresentar certas características que vão fornecer novos meios para a análise do homem e da sociedade. O ambiente social apresenta significativas mudanças, as quais refletem no estilo de vida, nas artes e na literatura. As novas idéias cientificas e filosóficas fazem com que os artistas da época empenhem-se a demonstrar a realidade fielmente. Ironias em relação ao comportamento humano, críticas da realidade, fidelidade à descrição dos fatos, objetividade, egocentrismo, vivencias no meio urbano e o predomínio da razão sobre a emoção são as características mais marcantes do novo estilo literário, o realismo. Perde-se o “medo” de apontar falhas e defeitos da sociedade, representando assim, um apelo para mudanças.
O romantismo e o realismo se relacionam como movimentos de oposição cultural do mundo pessoal. No romantismo ocorre um sentimento de insatisfação com a realidade exterior, provocando desejo de reformas sociais e lutas pela igualdade e liberdade, a fuga da realidade. Já o realismo, tende a mostrar a realidade de forma objetiva e pessimista, visando a realidade dos acontecimentos externos.
Um brilhante destaque da literatura realista é o autor Machado de Assis. Utilizando as mais fantásticas técnicas, o mestre das ironias consegue manipular seus leitores, escrevendo de uma forma provocante e inteligente, cujo desfecho das leituras pode ser entendido de acordo com a análise e reflexão de cada um. A forma de mostrar a realidade com humor e sarcasmo além da manipulação das palavras, fazem de Machado de Assis o mais brilhante escritor realista brasileiro.

Maurício- Meca1

Hanna disse...

O realismo aconteceu na segunda metade do século XIX, época na qual acontecia a segunda revolução industrial, havia uma intensa atividade filosófica e científica, criada através da luta das classes(burguesia x proletariados), principalmente. O realismo veio para contrapor as idéias do romantismo, para mostrar as coisas como elas são, denunciar os problemas das classes e do ser humano em si.
O realismo prioriza a razão, descreve os fatos com a maior veracidade possível, é irônico em relação ao comportamento humano, vê o mundo como ele é e denuncia problemas da sociedade, como já foi dito.
Machado de Assis, através de seus contos, poesias, romances, crônicas, ensaios e peças teatrais faz muito o uso do realismo, pois mostra e critica muitas realidades existentes em seu tempo. O que o diferencia é como seus personagens pensam e agem, sua linguagem fácil de ser compreendida e, principalmente, a maneira que conta alguns fatos e ao mesmo tempo deixa muitos em aberto, ou seja, ele é capaz de deixar algumas coisas no ar para a interpretação do leitor. É o que faz por exemplo na Missa do Galo, crônica em que deixa margens para a interpretação das intenções dos personagens e para possíveis situações ocorrentes após o contado na obra, ou seja, para uma possível finalização dos fatos.

Hanna disse...

Amilcar, não achei onde postar o comentário sobre o blog, por isto estou postando aqui.
Eu não costumo frequentar muitos blogs, só visito para fins de pesquisas escolares, quando estes aparecem em uma das 5 primeiras paginas do google, então segue um comentário de uma leiga no assunto.
Este blog tem uma grande utilidade quando o objetivo é procurar alguns assuntos literátios, mas na minha opnião, ele não possui uma formatação favorável para esta pesquisa. Sugiro que você tentem colocar aquele "menu" de informações que tem em muitos sites, e provavelmente em blogs, dividindo as matérias postadas em, por exemplo: romantismo; realismo; autores famosos; etc. Assim as postagens não ficariam apenas por datas e facilitariam a pesquisa.
Em algumas postagens percebi, e também fui alertada por colegas, que existem cópias e até hiperlinks da wikipédia, não que eu seja contra a wikipédia, mas fica mais confiável se vocês procurarem as informações das fontes de onde foram tiradas as idéias da wikipédia, ou em outras fontes, o que normalmente não é muito difícil.

Unknown disse...

Meca 1
2º ano

A impressão marcante do realismo é o modo como o amor, a paixão, o sentimento são vistos. Antes de mais nada, esses fatores são tratados como se fosse na realidade, aquela visão de que tudo era perfeito deixa de existir e da lugar ao que realmente ocorre na sociedade.
O maior autor realista é Machado de Assis, que usa como ninguém a sua obra para mostrar a realidade dos romances, seu modo de expôr suas idéias acabam interagindo com o leitor, e isso fez de sua obras, verdadeiras obras-primas do século XIX, que até hoje são lembradas e recomendadas a quem exerce o exercício da leitura.

Kalliope Beatriz disse...

As impressões mais marcantes do Realismo foram: sua forma de ver como as coisas realmente são, sua objetividade, exatidão, o amor nem sempre sendo colocado em primeiro lugar, a crítica aos valores da burguesia e a descrição da mulher com defeitos e qualidades.
A realidade retratada pelo Romantismo com o cavaleiro (no caso do Indianismo o índio) como o herói, o corajoso, e a mulher pura, santa, virgem, foram “colocadas contra a parede” pelo Realismo com sua objetividade e, como o próprio nome diz, pela sua forma de retratar as situações de forma real.
A segunda metade do séc. XIX presenciou uma grande mudança no modo de pensar e de agir da população. As teorias científicas e filosóficas influenciaram os escritores, e ao mesmo tempo estava ocorrendo a segunda parte da Revolução Industrial.
Machado de Assis em suas obras Realistas destaca-se pela incrível análise psicológica das personagens, ele “penetra” na alma humana das mesmas, conferindo às suas obras profundidade e dimensão. Ele também “conversa” com o autor através das obras fazendo-o pensar.

Kalliope Beatriz - Mecatrônica 2

Malu disse...

As impressões mais marcantes no realismo foram: o tratamento da vida, da sociedade e do homem como coisas reais, deixando para trás o lado sonhador e subjetivo tratados com destaque no romantismo, outro ponto marcante é a critica aos temas sociais, a descrição psicológica dos personagens e a exatidão ao descrever a vida, as ações humanas e o ser.
Um dos escritores mais famoso no realismo foi Machado de Assis que se destacou com suas obras, por escrever de uma maneira que estabelece uma conversa com o leitor, por descrever bastante seus personagens mostrando suas características e seus desejos e também por escrever com certa ambigüidade, pois muitas vezes ele não conta um acontecimento, mas deixa ao imaginário do leitor, fazendo com que quem lê tire suas próprias conclusões.
Malu Leal – 2º Meca 1

Isadora Luíza disse...

As impressões mais marcantes do realismo foi a própria maneira de retratar a realidade. Segundo os editores do site de pesquisa Wikipédia "Motivados pelas teorias científicas e filosóficas da época, os escritores realistas desejavam retratar o homem e a sociedade em sua totalidade." Desta forma, se evidência mais a razão, o real, contrapondo o romantismo. Deixando de existir a idealização do amor, da mulher, da vida tranquila, expondo o amor traidor, a mulher que também sente desejos e foge do padrão do romantismo e também do cotidiano difícil. São textos e histórias mais objetivas, sem muita ilusão, lidam com o mundano de forma normal. De acordo com o site de pesquisa Wikipédia “o país experimenta sua primeira crise depois da Independência.” Com isso aumentam as revoltas, o almejo ao dinheiro, as críticas ao cristianismo e as realidades da vida mundana começam a aparecer.

Machado de Assis produz “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, o primeiro livro considerado realista. Isso faz com que Machado de Assis já tivesse um grande nome, o fato de ter introduzido o realismo, traz fama a sua obra e a ele próprio, seus textos segundo Wikipédia tinham “um tom próximo ao coloquial, mas com certo requinte, impactante e provocante”. Ele insinua, mas não te dá certeza, deixa a imaginação do leitor fluir, seduz o leitor com suas suposições. Machado de Assis fez outras obras importantes o que destacou ele no cenário nacional, trazendo como título de maior nome na literatura brasileira!

Rafael disse...

As impressões mais marcantes do Realismo é a forma dele apresentar a realidade através da literatura, como muitas criticas em relação à sociedade na época , ao contrário, do estilo literário anterior. Por isso o realismo é tratado como uma reação ao romantismo. Porque ocorre oposição aos valores destacados. Em lugar do egocentrismo romântico, verifica-se um enorme interesse em descrever, analisar e até em criticar a realidade. Ao invés da visão subjetiva e parcial da realidade, os artistas realistas procuram retratá-la de uma forma objetiva, fiel, sem distorções. Em lugar da fuga a realidade, os realistas procuram apontar suas falhas com a forma de estimular a mudança das instituições e dos comportamentos humanos. Em lugar de heróis, temos pessoas comuns, cheias de problemas e limitações como qualquer um de nós.
O Realismo em contrapartida ao romantismo queria demonstrar àquela população que a vida não era do modo como era pregada no estilo literário anterior, e que nem mesmo os relacionamentos burgueses terminavam sempre com final feliz.
Machado de Assis diferencia e destaca no cenário do Realismo Nacional, porque, alem dele interagir com o leitor no decorrer de suas obras, ele permite que o leitor tire suas próprias conclusões em relação aos personagens.
Rafael 2ºele 2

Luiz Carlos disse...

A imprenssão mais marcante do Realismo foi a abordagem de temas mais comum de nossa realidade, ou seja, o que normalmente acontecia com as pessoas naquela época, se identifica bastante com o que vivemos hoje, que é a liberdade de se expressar vinda de todas as pessoas.
Com essa liberdade, as pessoas se sentem no direito de serem ouvidas e para isso fazem de tudo para chamar a atenção de outras pessoas, fazendo com que a sociedade passe a viver de um forma mais tensa e com muitos problemas.
Machado de Assis, um escritor desse período se destacava por fazer com que os personagens pensem em que vão fazer antes de praticar uma ação, e isso se identifica bastante com as pessoas.
Um exemplo disso está no conto A cartomante, em que muitas vezes os personagens param para pensar o que vai acontecer, como quando Camilo recebe o bilhete e fica pensando o que aconteceria ou se Vilela teria descoberto a traição e por isso chegou a pegar sua arma para se defender.

Anônimo disse...

Na primeira e segunda fase do Romantismo, as obras admitem uma linguagem subjetiva e uma idealização da realidade, que respresenta no contexto histórico o auge da burguesia dentro da sociedade a partir da Revolução Francesa, com a implantação do regime capitalista.
Já na terceira fase da literatura romântica, temos formado o Condoreirismo, que é uma representação das questões políticas e sociais da época, como a questão da abolição da escravatura. A partir desse momento temos então a transição do romantismo para o realismo.
Na segunda metade do século XIX, surge o realismo, onde a linguagem objetiva e real é mostrada a sociedade. Historicamente, o realismo representa as lutas sociais da época, como a Revolução Industrial, na sua segunda parte, onde surge os ideais de Marx e Engels, com o socialismo científico ou marxista.
Como vimos, o realismo é marcado pela objetividade e realidade. Nos textos, o ser humano é apontado com suas falhas e acertos, ou seja, um ser pensante em que a razão coordena suas ações.
No realismo brasileiro, Machado de Assis é considerado o maior contista da língua portuguesa, pois faz uma ligação entre o autor e o leitor, ou seja, faz um diálogo; e deixa também que o leitor tire suas próprias conclusões sobre suas tramas.

Tanízia Eloá.
2º Eletro 2
CT-Vespasiano/CEFET-MG


*corrigindo erros de digitação.

Lucas Mecat II disse...

O Realismo deixou caracteristicas importantes como por exemplo a ironia em relação ao comportamento humano, o olhar critico e construtivo em relação a sociedade, a crença cada vez maior na ciencia e no progresso. O Realismo se baseava no racional, obras que faziam o leitor pensar. O Romantismo por sua voz, trabalhava na ideia do emocional, Embora essa diferença entre os dois, temos em comum a importancia dada a mulher, do lado do Romantismo é vista como angelical e do lado do Realismo é vista como futil.
Machado de Assis trabalhava na ideia de analise psicologica de seus personagens que deixava o leitar tão preso à sua narrativa que podemos dizer que é como se o autor conversasse com o leitor, esse é, com certeza, um de seus grandes diferenciais. Machado de Assis também utiliza de metodos para deixar que o leitor de sua obra tire suas proprias conclusoes de seus textos.

Unknown disse...

Acredito que as impressões mais marcantes do realismo são: a intenção de uma abordagem objetiva da realidade, o interesse por temas sociais, a preocupação em reforçar, as vezes, exageradamente as denúncias e conflitos sociais, e principalmente a distorção do modelo “mulher romântica” para mulher real.
O Realismo surgiu para destruir o cenário dos românticos: de amor platônico, imagens fantasiosas da realidade, valorização excessiva dos sentimentos... e veio com o objetivo de documentar e denunciar a realidade social, retratando as relações humanas com muita objetividade.
O autor realista Machado de Assis, caracteriza fortemente seus personagens dando-lhes personalidades marcantes, além de interagir com o leitor trazendo-o para dentro de sua obra, fazendo com que o mesmo “pense com o livro”,o que dá a impressão de que ele conversa com o leitor.
Gabriela Machado MECA II

Wille disse...

O realismo deixou características marcantes como a fé na ciência e no progresso, o olhar critico em relação a sociedade e a igreja. Esse estilo se baseava no racional e apostava na hipótese de fazer o leitor raciocinar. Já no romantismo temos a idéia do emocional em que encontramos homens vivendo absolutamente em busca do amor e da mulher perfeita. Embora os dois apresentem essas diferenças, temos em comum nesses dois estilos a importância dada a mulher, que é grande porem diferente. No romantismo é vista como angelical e pura, no realismo é vista como fútil.
Machado de Assis , em suas obras faz uma análise psicológica dos seus personagens, sendo que o narrador "conversa" com o leitor, com isso expõe suas críticas e opiniões, o autor também sempre deixa o leitor fazer suas próprias conclusões sobre o que se passa na historia.


Wille - eletro 1 - 2º ano

Igor Santiago disse...

O Realismo deixou a impressão de não ter mais aquele amor onde tudo da certo no final. Ele se baseava na filosofia e na ciência da época, já não valorizava a idealização, e sim o que é de verdade. A crítica presente no Realismo é direta, diferentemente do Romantismo. Machado de Assis foi um importante autor do Realismo, o que o diferenciava do cenário do Realismo Nacional é a sua capacidade de deixar um certo "duplo sentido" no texto, deixando o leitor tirar suas proprias conclusões sobre o texto.

Marcella mecat-2 disse...

As impressões mais marcantes da fase realista é que ela despreza a imaginação romântica, descreve a realidade, retrata fielmente seus personagens, denuncia as injustiças sociais, a mulher é retratada como ser humano com defeitos fraquezas prazeres e não como objetos inalcançáveis.
Uma das relações entre o romantismo e o realismo é que os dois estilos descrevem muito bem características marcantes da mulher, um ser angelical e muito cobiçado mas nem sempre alcançado (romantismo) ou um ser infiel com sentimentos franquezas, dores, angustias (realismo).
O ponto mais marcante que diferencia e destaca na escrita de Machado de Assis é que ele tem o dom de escrever muito bem sobre seus personagens, dando sentimentos e características muito marcantes e reais, como se eles existissem fazendo uma relação entre a obra e o leitor, pois eles os induz a tirar sua próprias conclusões sobre a obra lida dando a eles muitas vezes lições de moral.

Anônimo disse...

As impressões mais marcantes do Realismo são: a capacidade de fazer uma unificação entre o homem e a sua realidade em questão (seus hábitos do dia-a-dia, desavenças e sucessos), o amor tratado como um sentimento mais carnal, sempre levando em consideração a ciência e racionalidade para elaborar contextos.
Os adeptos do Realismo em contra partida ao Romantismo, almejava retratar em suas obras uma realidade mais verídica demonstrando pessoas como seres comuns, não como seres extraordinários como no Realismo.
Machado de Assis de destaca-se no Realismo nacional devido a sua capacidade de produzir textos nos quais os personagens pensam,imaginam,tramam como uma pessoa real; em certos momentos Machado de Assis para o texto para abrir um diálogo diretamente dirigido ao leitor explicando sobre algum trecho. Reunindo estes elementos entre outros, é obtido uma melhor interação entre leitor-livro, daí o destaque deste grande escritor nacional.

Matheus Henrique
2 Ano - Mecatrônica 2

Unknown disse...

A principal característica do realismo foi a abordagem de temas sociais e um tratamento objetivo da realidade do ser humano. A característica do realismo que me chamou a atenção foi a crítica que eles faziam no meio da prosa contra a instituições e à hipocrisia burguesa. O romantismo pode ser encarado como o primeiro grande estilo da era contemporânea, uma resposta da estética da cultura que marca o advento da revolução industrial e a revolução social inaugurada pela Revolução Francesa (1789). O realismo é como o romantismo um estilo de oposição cultural. Ele expressa um desacordo profundo entre literatura e sociedade, entre as letras e a civilização, captando pela arte a enfermidade da cultura – o “mal-estar da civilização”. Sua diferença do romantismo, (assim como os demais estilos históricos pós-românticos): o abandono da metafísica do ego e do Todo. Com o realismo, a idéia antropocêntrica da existência e da História como produtos da liberdade humana receberam golpes mortais (teoria da seleção natural, morte da concepção romântica da fantasia criadora). O que diferenciava Machado de Assis dos outros autores era a capacidade dele de desenvolver uma relação entre o leitor e a sua história.

Vagner Gualberto
2° ano Mecatrônica 2

Samuel ( joe ) disse...

As impressões mais marcantes do realismo foram: o objetivismo com descrições e adjetivações objetiva, linguagem culta e direta, mulher não idealizada, amor e outros interesses subordinados aos interesses sociais, alem de herói problemático, possui uma narrativa lenta, tempo psicológico e personagens trabalhados psicologicamente
Em uma breve comparação do romantismo com o realismo pode mos concluir que o romantismo tem como características:Ênfase na fantasia, predomínio da emoção, proximidade emocional entre autor e os temas, Subjetividade, Escapismo (literatura como fuga da realidade), personagens idealizados e o nacionalismo. Já o realismo tem como características: Ênfase na realidade, predomínio da razão, distanciamento racional entre o autor e os temas, objetividade, engajamento (literatura como forma de transformar a realidade), retrato fiel das personagens, a mulher numa visão real, sem idealizações e o universalismo. Com essas características fica fácil perceber que o realismo é o oposto do romantismo
Um escritor de destaque da era realista foi Machado de Assis que se destacava por suas características marcantes como: ironia, analise psicológica e analise de valores sociais dos seus personagens,pessimismo e refinamento na linguagem narrativa

Unknown disse...

Isabela Meca I 2° Ano

O realismo causou na sociedade do séc. XIX impressões de caráter polêmico demonstrando normalmente uma não idealização dos objetos representados e uma preferência por temas ligados ao homem comum, bem como à existência cotidiana, ou seja, por fatos reais. Desta forma as situações descritas reforçam a denúncia social como: os preconceitos raciais, a sexualidade, as instituições sociais, assim como a Igreja Católica e a burguesia. É neste contexto que alguns escritores brasileiros criam obras literárias com o objetivo de expressar para a sociedade estas características. Podemos citar Machado de Assis um autor que analisa os motivos das ações humanas, desta forma ele interage durante a história com o leitor, busca demonstrar o materialismo, nos mostra personagens baseados em indivíduos comuns, além de expor a imagem da mulher como exemplo Sofia (Quincas Borba) e Capitu (Dom Casmurro), ele se preocupa apenas com o presente e durante a história permite que o leitor tenha suas próprias conclusões, dando a obra certo aspecto de indagação.

Jordana - MECA1 disse...

O mais marcante do realismo é exatamente a busca pelo real. Os autores buscavam retratar com fidelidade o comportamento humano e os fatos do período em que viviam. Os personagens estão sempre em conflito com a própria mente (muito bem retratados pelas obras de Machado de Assis). O realismo é quase o antônimo do romantismo, pois período romântico as obras eram praticamente alienadas à realidade.

Anônimo disse...

O Realismo veio com intúito de mostrar o mundo com outro visão, a real, deixando de lado tanto amor. Deixa de ser apenas distração e torna-se veículo de crítica a instituições, como a Igreja Católica, e à hipocrisia burguesa. A escravidão, os preconceitos raciais e a sexualidade são os principais temas, tratados com linguagem clara e direta.
Machado de Assis é considerado por muitos o maior escritor brasileiro de todos os tempos e um dos maiores escritores do mundo. "A obra ficcional de Machado de Assis tendia para o Romantismo em sua primeira fase, mas converteu-se em Realismo na segunda, na qual sua vocação literária obteve a oportunidade de realizar a primeira narrativa fantástica e o primeiro romance realista brasileiro em Memórias Póstumas de Brás Cubas"

Rafaela/ELE 1

Pietro Oliveira disse...

O realismo mostra claramente que as coisas podem ser completamente diferentes do que aparentam ser, o homem pensa muito e se preocupa muito nas aparências, naquela época era trágico se sua vida perante a sociedade não fosse ótima e nos conformes.
Machado de Assis mostra claramente essa situação em suas obras, outra coisa marcante é a descrição da cena no seu decorrer trazendo ao imaginário do leitor exatamente o que está ocorrendo. O conflito interno está presente assim como a ambiguidade gerada pela sua imparcialidade, descrevendo a situação e deixando a conclusão para o leitor.

Unknown disse...

O realismo surge da necessidade de demonstrar realmente o estado de espírito do ser humano na época, de expor seus desejos interiores, dos mais sublimes aos mais mesquinhos. Como estava imerso em um meio de descobertas cientificas, o racionalismo pede, então, lugar à emoção.
No Brasil, Machado de Assis cria um novo estilo de narrar, hoje chamado machadiano, que se caracteriza pelas interrupções constantes, ora para conversar com o leitor, ora para divagar sobre assuntos alheios ao enredo e, também, introduz a técnica dos capítulos curtos.
Thaisa Fagundes- 2° Ele 2

gabriel disse...

As impressões mais marcantes do realismo, vistas nas obras lidas, seria a análise crítica da realidade. Podendo observar a relação do mesmo com o Romantismo, pelo gosto das descrições. Abordando a realidade da época, de modo mais objetivo.
Destacando o escritor Machado de Assis, que não só preocupado com a expressão, com a técnica de composição, mas também com a articulação dos temas, com a análise do caráter e do comportamento do ser humano, sendo um dos melhores escritores brasileiros.

GABRIEL 2°MECATRÔNICA1

rauel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
rauel disse...

O Realismo tem um forte poder de critica, adotando uma objetividade que faltou no Romantismo. O herói passou a ser uma pessoa comum cheia de problemas e limitações, a mulher que no Romantismo era idealizada, vista de forma angelical e fiel, agora era cheia de desejos e capaz de trair.
O que diferencia Machado de Assis dos outros autores era como ele estabelecia uma relação entre o leitor e a obra
Rauel Meca 02

Matheus Dada 2º E1 disse...

As impressões mais marcantes, foi a oposição das idéias entre o realismo e o romantismo. Onde que o realismo expressava mais os problemas da sociedade, a diferença do ponto de vista sobre a mulher, a realidade daquele espaço e não utilizando a idealização como no romantismo. O escritor que mais se destacou entre essas duas importantes épocas foi o Machado de Assis porque além de ter escrito obras dos dois estilos, ele consegue fazer com que o leitor através da sua interpretação, tire suas próprias conclusões sobre o tema.

Nanda disse...

Durante o Realismo houve uma mudança geral de pensamento em relação à algumas questões de extrema importancia.
Houve influência científica e filosófica; a vida passou a ser vista com outros olhos, voltados para o futuro, sendo os fatos relatados como realmente são, objetivamente, e criticamente.
Diferente do Romantismo, o desfecho nem sempre é feliz, as personagens nem sempre são fiéis e justas, o amor nem sempre está em primeiro lugar, e as mulheres nem sempre são tão puras e ingênuas.
Machado de Assis é o maior referencial do Realismo, em suas obras, ele cria situações em que suas personagens são obrigadas a pensar muito antes de agir, explorando o lado psicológico, que é seu diferencial. Machado consegue criar uma ambiguidade em suas obras que as tornam mais interessantes, como no famoso Dom Casmurro, que é narrado em primeira pessoa, portanto os fatos são narrados do ponto de vista do próprio Dom Casmurro e de acordo com seu estado emocional.
Essa ambiguidade faz com que o leitor tire suas próprias conclusões e o desfecho da história varia de acordo com cada interpretação.

Nanda - Meca1

Pablim disse...

Ernesto Guerra de Cal diz em seu Dicionário de Literatura que a "consequência mais vital e duradoura (do realismo) foi romper a incuriosidade do patriotismo provinciano dos ultra-românticos, abrindo as comportas do espírito nacional a todas as influências de fora, alargando a escolha de motivos literários e renovando as letras duma maneira ampla".O realismo foi sim uma reação ao Romantismo, devido a vários movimentos presentes e crescentes na época (como a Questão Coimbrã, a Conferência Democrática dos Casinos), mas foi sobretudo a expansão e valorização do nacional para os de fora, obrigando assim, um aprimoramento das letras e dos motivos literários da nação. Dentre as características desse movimento, a que mais marcou foi a supervalorização do mundo real, ou seja, a objetividade, já que essa foi a principal base para o desenvolvimento e sustentação do movimento. A oposição a exagerada imaginação e fantasia romântica só poderia ser concretizada com uma crítica constante de bom alicerce,nesse caso a objetividade em substituição ao sentimentalismo e subjetivismo romântico.
Machado de Assis, ícone na literatura nacional, para alguns considerado o maior escritor brasileiro de todos os tempos, teve papel importantíssimo na exposição dessa objetividade realista. Porém destacava-se de outros autores realistas, por ser considerado maduro para sua época e com características próprias em se tratando de exposição e criação de personagens, também a crítica social ao retratar o mundo carioca no fim do século XIX. Em sua obra também é introduzida uma caracteristica muito peculiar e que, a meu ver, o caracteriza como um destaque no cenário literário nacional: a intervençao em suas narrativas, visando a interaçao com o leitor, algo inovador para a época e que marcou sua obra.

Unknown disse...

O realismo tem como caracteristica mais marcante é a de exercer a fidelidade, como descrever fielmente as personagens, descrevendo suas caracteristicas pisicologicas e seus comportamentos, dar enfase a realidade, ser objetivo, etc. O contexto historico se basea na necessidade dos autores de exprimir a realidade. Machado de Assis se classifica como autor realista, pois existe o pessimismo, a ironia e ele descreve muito a relaçao do homem com o mundo.
Isabel Cristina- 2 meca II

Daniely Soares 2°/Eletro 1 disse...

No Realismo é constante e marcante a forma com que busca o real como o próprio nome já indica, é impossível não citar a forma com que o Realismo trás ao ser humano a realidade da época, a critica que faz para demonstrar como é a realidade da vida, mostra que não é apenas amor e sonhos como o Romantismo, mostra um outro lado da vida.
Machado de Assis é um grande destaque da literatura, e no Brasil ele inova em sua forma de escrever, em suas obras é irônico, ‘conversa’ com seus leitores, faz criticas sociais... faz com que o leitor se envolva na história e tente a todo momento entender tudo aquilo que ele deixa implícito quando escreve, facilmente se percebe isso na obra Dom Casmurro.

Helen Cristina disse...

Helen Cristina de Menezes silva 2ºAno - Mecatrônica I

O realismo, contudo mostra um contraste do romantismo. Este estilo é motivado pelas teorias cientificas e filosóficas da época. Os autores das obras realistas deixam de lado o idealismo exacerbado da vida, como fizera no romantismo, e começa a mostrar a realidade da vida com todas suas falhas indesejáveis.
O realismo proporcionava forte criticas na sociedade. A visão que era antes subjetiva, agora passa a ser objetiva. Os personagens que eram antes heróis aparecem agora como pessoas cheias de defeitos e limitações.

Machado de Assis, autor de obras realistas, é marcado pela ambigüidade contida em suas historias, que leva o leitor a tirar suas próprias conclusões, mas sem realmente saber da correta e até mesmo sem saber se existe esta “conclusão correta”. Suas obras também são dotadas de verossimilhanças que prende o leitor, pelo fato das historias relatarem acontecimentos do cotidiano, e próximo à realidade, característica presente no realismo.

Anônimo disse...

Thalita Castro 2º E1

Como imprenssões marcantes do realismo, temos o fato determoos saído de toda aquela cautela de descrição, de veneração da mulher, para uma coisa mais natural agora.
Ambos os movimentos, realista e o romantismo,são de origem cultural e social. Porémm o realismo, surge para provar, que nem tudo são rosas como no romantismo, temos agora conflitos sociais, e situações cotidianas envolvidas nas histórias.
MAchado de Assis tem em sua escrita, um ponto que o diferencia,eis que ele é subjetivo em suas histórias, ele narra todo um entorno, o qual vai garantir, que cada um tera um entendimento diferente, poré próximo, devido a estar ligado a uma só subjeçao.

Diogo disse...

O realismo deixou impressões marcantes, pois ele deixou bem claro a saída de um mundo de ilusões no qual o Romantismo era baseado, pois ele trabalhava a idéia de que tudo iria dar certo e acima de tudo apresentava uma forte religiosidade porque naquela época que ele foi criado, a Igreja tinha forte influência na literatura, para um mundo baseado na razão, o mundo real e começou a ser criado histórias com finais trágicos que antes do realismo nunca fora criadas, a saída do homem apaixonado, a mulher idealizada e angelical, para obras mais reais e de textualidade mai compreensível, foi o que diferenciou Machado de Assis do contexto histórico da época e outros Autores daquela época, pois poderíamos ter diversas interpretações em suas obras como o caso de Dom Casmurro, será se houve Adultério ou não, ou até mesmo a Missa do Galo.

Anônimo disse...

O realismo é marcado por tratar de histórias mais atuais, reais e cientificas. Há mais problemas de relacionamento e personalidade, a traição é um fator quase sempre utilizado pelos autores. Tanto por parte do homem, quanto por parte da mulher, que não era mais vista como algo perfeito e intocável. Ao contrario do Romantismo, que colocava a mulher como ser angelical, e colocava também o divino espiritualismo acima de tudo.
Machado de Assis escrevia suas historias com todas as principais características do Realismo. Nelas havia muitas citações de outros autores, como, Shakespeare, Manon Lescaute, entre outros, havia também trechos em latim, e citações da Bíblia, apesar de ser um escritor Realista.

Abraços
Denise Lemos
2° Mecatrônica 02