segunda-feira, 7 de maio de 2007

Intercessões possíveis

De acordo com as leituras feitas até agora, verificamos que Realismo / Naturalismo, enquanto estilos literários, apresentam muitas semalhanças e poucas diferenças. Dentre suas diferenças, notamos o lado mais observador, analítico do Realismo, e o aspecto mais patológico do Naturalismo. Em ambos há a preocupação com uma "metodologia" (científica, psicológica, sociológica, antropológica), que valide as observações e tornem os textos (romances, contos, etc.) mais próximos de uma "descrição do comportamento humano".
O comportamento dos autores do Realismo / Naturalismo está em sintonia com a própria perspectiva de progresso nas ciências, bem como com o contexto histórico. Vale ressaltar que tais autores são pessoas com o privilégio de contar com as teorias que estão sendo apresentadas à comunidade científica como elemento de corroboração de suas "hipóteses-romanceadas".
O tecer dos textos do Realismo / Naturalismo permite, inclusive, que a construção das personagens seja feita de forma tão complexa que, mais do que a simples apresentação/descrição de comportamentos, eventos psicológicas e relações absurdas, há, também, a construção de personagens coletivas - que ganham vida e comportamentos próprios, destacando-se em romances como O Cortiço, de Aluísio Azevedo.

Espero que esta contribuição encontre mais intercessões e complementos. Um abraço,

2 comentários:

Paulo Cezar S. Ventura disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Silvane Gomes disse...

PUXA!
Como é bom falarem com a gente na nossa língua não é mesmo!
Nossa! Acho que conseguimos nos entender agora. Aí como o português é lindoooooo!